Aproveitando o ensejo do retorno a vida do nosso blog, aproveito para escrever uma matéria interessante sobre um gênero de jogo que cada vez mais coleciona fãs de todas as idades e gêneros. Vamos conhecer um pouco deste universo maravilhoso e ainda misterioso para muitos: os games MOBA.
Primeiramente vamos ao termo. Já dissemos antes aqui o significado, mas não custa dizer novamente: MOBA é um acrônimo para: Multiplayer Online Battle Arena. Em português, numa tradução livre, fica: Arena Online de Batalha Multijogador.
Certo, para muitos simplesmente colocar o acrônimo e seu significado não vai ajudar muito. Então vamos entender um pouco o mecanismo deste estilo de jogo.
Apesar de variar em detalhes, a maioria dos MOBAS separam os mapas onde as batalhas serão travadas em dois times, com heróis controlados por jogadores (normalmente com 5 membros em cada time). Os mapas normalmente possuem 3 vias ou estradas diferentes, que os jogadores chamam de "lanes", que ligam as bases dos times adversários que estão dispostas nas extremidades. Os jogadores precisam abrir caminho através destas lanes, vencendo "minions" ou "creeps" controlados pelo computador, torres e os heróis inimigos controlados pelo time adversário, para chegar até a outra base e destruí-la. Durante este percurso e batalhas, os heróis controlados pelos jogadores ganharão pontos de experiência, novas habilidades, ouro e equipamentos que serão comprados com este ouro. Alguns destes equipamentos melhoram as habilidades dos heróis ou de seus companheiros e fazem grande diferença nas batalhas travadas, portanto são de uso estratégico. Falando assim, parece simples, mas na verdade a complexidade destes jogos é grande e desafiadora, além de criar um ambiente extremamente competitivo.
Agora, vamos ver como este universo rico, desafiador, cativante e complexo surgiu:
Aeon of Strife
Em 1998, foi criado um MOD do jogo de estratégia em tempo real da Blizzard o StarCraft. Neste jogo o jogador controla um herói, que faz parte de um time e luta contra unidades controladas por computador em três "lanes". Estas "lanes" conectam as bases dos dois times e o objetivo é destruir a base inimiga.
![]() |
Aeon of Strife - O primeiro MOBA |
Apesar deste jogo criar as bases para o gênero MOBA, existem grandes diferenças no que vivenciamos nos jogos atuais. Por exemplo, neste jogo, os times possuem quatro jogadores ao invés dos cinco de hoje. Além disto, Aeon of Strife não era um jogo de competição. Os heróis não ganhavam níveis, como é hoje e não existiam criaturas ou "creeps" na floresta, ou como é utilizado no jargão do MOBA: "jungle". Também não existiam vias entre as três "lanes", como vemos hoje.
Defense of the Ancients
Em 2002, a Blizzard lançou um novo jogo de estratégia: Warcraft III. Assim como o Starcraft, veio com ferramentas que permitiam aos jogadores criarem mapas customizados e novos cenários. Em 2003 um editor de mapa, chamado Eul, criou um MOD inspirado no Aeon of Strife, chamado Defense of the Ancients (também conhecido como DOTA).
![]() |
Defense of the Ancients ou Dota. |
Assim como sua inspiração, o Dota permitia aos jogadores controlarem um herói e batalhar contra o time adversário através de três "lanes" que conectam as bases. Porém neste MOD, ambos os times possuem jogadores humanos e os heróis sobem de nível, conforme vão ganhando pontos de experiência. Também existe a "jungle", cheia de "creeps" entre as "lanes". Este sim parece-se com o que vivenciamos atualmente nos jogos MOBA.
Depois um modder, de nome Steve Feak, mais conhecido como Guinsoo, criou o Dota Allstars. Nesta versão são combinados vários elementos do Dota e rapidamente se tornou a versão mais popular do mapa.
Mesmo assim, Dota Allstars continua sendo um MOD para o Warcraft III. Isto significa que ele depende de recursos que existem somente no Warcraft, portanto não dá para criar um herói novo para este jogo. Somente os que já existem no Warcraft. Guinsoo passou a coordenação deste MOD para outro modder: IceFrog. Sob a supervisão de IceFrog, o Dota continuou seu crescente aumento de popularidade e se tornou mais balanceado.
Demigod
Com a crescente popularidade dos MODs de jogos da Blizzard, logo alguns produtores começaram a tentar criar seus próprios games com o mesmo estilo. O primeiro desta leva foi o jogo lançado em 2009, com o nome Demigod, um MOBA, muito antes do termo ser criado. Nesta época, este gênero era nomeado pelo seu MOD inspirador, o Dota.
![]() |
Demigod |
Demigod era parecido de muitas formas com os mapas de Warcraft III, com semi deuses (estátuas gigantes em forma de criaturas), como heróis do jogo. Mas alguns problemas com o servidor do jogo, impediam os jogadores de conectarem-se em jogos online. Por causa deste problema, Demigod acabou não emplacando e caiu no ostracismo.
League of Legends
Mais tarde em 2009, outro MOBA independente teria um impacto muito maior. Quando Feak (Guinsoo) deixou o Dota, ele se juntou a um time de desenvolvedores, chamado Riot Games. Eles logo criaram sua própria versão deste estilo, chamada League of Legends. Era similar ao mapa de Warcraft III em estilo e design, mas a estética das unidades era mais puxada para o estilo cartoon e a mecânica do jogo, mais fácil de ser assimilada.
Mas o mais importante de tudo: o jogo era FREE TO PLAY. Sendo assim, qualquer um poderia baixar e jogar, desde que possuíssem as configurações mínimas recomendadas para jogar. Depois de baixar e instalar, era só escolher os heróis disponíveis para jogar e começar a diversão. Mas se o jogador quisesse um herói que não estivesse disponível de graça, bastava comprá-lo. De repente, vários jogadores curiosos começaram a baixar o novo MOBA, termo que foi cunhado pela Riot Games. O sucesso foi tanto, que em janeiro do ano passado, uma matéria saiu na forbes.com, anunciando os espetaculares números de acesso a este jogo: 27 milhões de pessoas diariamente.
Heroes of Newerth
Em 2010 mais um MOBA independente entra em cena: Heroes of Newerth. Criado pela S2 Games, sua maior inspiração foi Dota Allstars. De várias formas, o jogo se assemelha mais a sua inspiração do que League of Legends.
![]() |
Heroes of Newerth |
Entretanto, Heroes of Newerth não foi lançado no modo FREE TO PLAY, o que limitou muito seu número inicial de usuários. Embora tivesse criado uma versão beta e permitido que qualquer jogador baixasse para jogar e testar.
Logo a S2 volta a trás e adota o modelo FREE TO PLAY, mas nunca foi capaz de bater a popularidade de League of Legends.
Dota 2
No mesmo ano em que League of Legends foi lançado, a empresa famosa pelo lançamento da franquia HALF-LIFE anunciou a contratação de IceFrog, o modder que ficou responsável pela manutenção do Dota Allstars, após Feak ir para a Riot Games. IceFrog e a VALVE estavam trabalhando juntos no Dota 2, o sucessor do Dota.
![]() |
Dota 2 |
Assim como Heroes of Newerth, Dota 2 é incrivelmente fiel ao mapa original de Warcraft III, porém possui visual gráfico melhorado, graças a engine da VALVE. Também foi lançado no modelo FREE TO PLAY, através da loja STEAM, em 2013.
Em abril de 2014 atingiu a marca de 7,86 milhões de usuários. Não bateu a fantástica marca de League of Legends, mas mesmo assim é um número expressivo.
A onda MOBA
O sucesso de títulos como League of Legends e Dota 2, ajudaram a emplacar o gênero MOBA como uma categoria promissora e respeitada na indústria de jogos. Não demorou para que outros gêneros pegassem carona nas idéias destes jogos para criar algo novo, como o TPS (Third Person Shooter) - Jogo de tiro em terceira pessoa: Monday Night Combat, que, para um observador casual, primariamente se parece como qualquer outro jogo third person, mas incorpora elementos MOBA, como "creeps", "torres" e "lanes".
Até então, os MOBAS eram essencialmente jogados em computadores. Porém, em 2012, o jogo: Guardians of Middle-Earth, experimentou trazer esta experiência de jogo para os consoles. Mais jogos foram lançados surfando na onda MOBA, como Infinite Crisis, usando heróis e vilões da DC Comics. Neste meio tempo, a Blizzard, empresa que lançou os jogos que os modders usaram para criar seus jogos e dar origem a este gênero, começa a usar os personagens de suas diferentes franquias para criar um dos mais novos MOBAS da atualidade: Heroes of the Storm.
Atualmente podemos ver MOBAS espalhados em todas as plataformas, desde PC´s até dispositivos móveis, incluindo um grande sucesso como: Soltice Arena, produzido pela Zynga, em 2013.
Ainda há mais por vir, com certeza! Ao que parece, os grandes produtores de games não ficaram imunes a esta influência e possuem projetos de MOBA em andamento. E vamos continuar a ver outros jogos pegarem carona nas idéias de Dota Allstars, League of Legends e Heroes of Newerth. Vamos aguardar para ver as maravilhas que serão criadas nos próximos anos.